Pultrusão do Brasil projeta e fabrica ponte pultrudada

6 Fevereiro, 2017.

Pultrusão do Brasil projeta e fabrica ponte pultrudada

A Pultrusão do Brasil projetou e fabricou uma ponte pultrudada que foi instalada no Terminal Marítimo de Carga e Descarga da Cosan Lubrificantes, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro, Brasil. A ponte foi construída com perfis pultrudados estruturais (resina plástica reforçada com fibra de vidro).

A ponte pultrudada interligou duas estruturas de concreto que estão localizadas dentro do mar. Ela substituiu uma ponte de concreto armado que se deteriorou sob a ação da intempérie marítima. O material pultrudado é imune à corrosão e tem alta resistência à produtos químicos e intempéries (maresia, raios ultravioletas, chuva ácida, etc.), o que permite longa durabilidade.

A ponte pultrudada construída para a Cosan é uma obra única. Ela tem 12,50 m de vão livre (comprimento) e 1,10 m de largura útil (2,60 m com os contrafortes). O projeto e o cálculo estrutural para verificar a viabilidade de sua construção foi feito pela equipe de Engenharia da Pultrusão do Brasil. A ponte foi pré-montada na unidade industrial da Pultrusão do Brasil, em Passo de Torres, estado de Santa Catarina, e depois parcialmente desmontada para transporte ao Rio de Janeiro para a montagem final.

O perfil pultrudado é estrutural e pode ser utilizado para substituir materiais convencionais como madeira, aço, alumínio e concreto. Seu peso também é um importante diferencial, pois é 75% mais leve que o aço e 30% mais leve que o alumínio.

A leveza facilita o transporte e a instalação. Devido às suas características, principalmente a imunidade à corrosão e também a resistência a altas temperaturas, o material pultrudado é especialmente indicado aos setores de Petróleo e Gás, Químico e Energia, maiores consumidores do produto.

A Cosan é uma das maiores empresas do Brasil, com investimentos em setores de distribuição de combustíveis e de gás natural, lubrificantes, agronegócio e logística.

Fonte e Imagens (adaptadas): Pultrusão do Brasil via Marlene Grings






Budimex Ganha Contrato de 770 Milhões Para Ampliação da Central Elétrica de Turów na Polónia
Hochtief com Projeto de Tunelação de 132 Milhões na Áustria
Hyder Consulting Anuncia Abertura de Metro Ligeiro de Superfície em Queensland

         
         

Comentar

* Obrigatório