Cresce 14% o mercado de arrendamento de escritórios em Lisboa

4 Fevereiro, 2016.

Cresce o mercado de arrendamento de escritórios em Lisboa

Segundo o mais recente estudo da CBRE, no ano de 2015 foram ocupados 144.500 m2 de escritórios em Lisboa, com 39.350 m2 transacionados no último trimestre do ano. Se por um lado o último trimestre de 2015 apresentou uma descida de 27% na absorção bruta de escritórios face ao trimestre anterior, por outro lado, o ano encerrou com um crescimento total de 14% face a 2014.

As empresas que impulsionaram as transações do último trimestre de 2015 dividem-se sobretudo pelos sectores de BPO (Business Process Outsourcing), TMT’s (tecnologias, media e telecomunicações) & Utilitie.

O Parque das Nações foi a única zona da cidade que registou um acréscimo no valor das rendas prime ao longo de 2015, de 12%, fixando-se em 14,5€/m2/mês no final do ano. Esta é aliás, a zona da cidade com a taxa de disponibilidade mais reduzida, com apenas 4,85%. A renda prime das restantes zonas de escritórios mantiveram-se estáveis.

Indicadores do mercado de escritórios

Para Cristina Arouca, diretora de Research e Consultoria da CBRE, “prevê-se que a procura de escritórios continue dinâmica em 2016, embora limitada pela disponibilidade de espaços, que irá manter-se reduzida ao longo do ano. Existe apenas um projeto de construção especulativa no centro da cidade com conclusão prevista para o final do ano e, ainda assim, tem atualmente a obra parada.

Quanto às rendas, estima-se um ligeiro aumento dos valores, o qual será mais evidente se vierem para o mercado espaços com dimensão e qualidade, atualmente escassos e para os quais existe uma forte procura”.

Fonte: CBRE via Sónia Correia dos Santos JD Young & Associates | Imagens (adaptadas): CBRE





Estradas de Portugal Anuncia Concursos Públicos para a Autoestrada do Marão
Quebra na Indústria Cimenteira Saudita Poderá Indicar Contração no Setor da Construção
Nova loja da Moviflor no Parque Mondego em Coimbra a cargo da CBRE

         
         

Comentar

* Obrigatório