Cresce 14% o mercado de arrendamento de escritórios em Lisboa

4 Fevereiro, 2016.

Cresce o mercado de arrendamento de escritórios em Lisboa

Segundo o mais recente estudo da CBRE, no ano de 2015 foram ocupados 144.500 m2 de escritórios em Lisboa, com 39.350 m2 transacionados no último trimestre do ano. Se por um lado o último trimestre de 2015 apresentou uma descida de 27% na absorção bruta de escritórios face ao trimestre anterior, por outro lado, o ano encerrou com um crescimento total de 14% face a 2014.

As empresas que impulsionaram as transações do último trimestre de 2015 dividem-se sobretudo pelos sectores de BPO (Business Process Outsourcing), TMT’s (tecnologias, media e telecomunicações) & Utilitie.

O Parque das Nações foi a única zona da cidade que registou um acréscimo no valor das rendas prime ao longo de 2015, de 12%, fixando-se em 14,5€/m2/mês no final do ano. Esta é aliás, a zona da cidade com a taxa de disponibilidade mais reduzida, com apenas 4,85%. A renda prime das restantes zonas de escritórios mantiveram-se estáveis.

Indicadores do mercado de escritórios

Para Cristina Arouca, diretora de Research e Consultoria da CBRE, “prevê-se que a procura de escritórios continue dinâmica em 2016, embora limitada pela disponibilidade de espaços, que irá manter-se reduzida ao longo do ano. Existe apenas um projeto de construção especulativa no centro da cidade com conclusão prevista para o final do ano e, ainda assim, tem atualmente a obra parada.

Quanto às rendas, estima-se um ligeiro aumento dos valores, o qual será mais evidente se vierem para o mercado espaços com dimensão e qualidade, atualmente escassos e para os quais existe uma forte procura”.

Fonte: CBRE via Sónia Correia dos Santos JD Young & Associates | Imagens (adaptadas): CBRE





Construção Cresce na Eurozona em Janeiro Com Exceção de Portugal
Quebra na Indústria Cimenteira Saudita Poderá Indicar Contração no Setor da Construção
Consultora CBRE responsável pela assessoria na venda do Edifício Monumental

         
         

Comentar

* Obrigatório