Engenharia portuguesa na maior ponte do mundo

31 Maio, 2016.

Engenharia portuguesa na maior ponte do mundo

A Grid International, empresa de engenharia portuguesa, participou no projeto de execução da Terceira Ponte do Bósforo, em Istambul, na Turquia. Esta é a maior ponte suspensa do mundo, ligando a Europa à Ásia e pretende ser um símbolo da Turquia moderna.

Resultou de um projeto de execução em parceria com a T- Engineering (Suiça) e Greisch (Bélgica), no seguimento de um concurso de conceção ganho por Michel Virlogeux e Jean–François Klein.

A cargo da empresa de engenharia portuguesa Grid ficou o projeto do tabuleiro de betão dos tramos laterais e da estrutura metálica de ligação das paredes do topo dos mastros.

Para Rui Reis, membro da Comissão Executiva da Grid International, “O projeto de execução da Terceira Ponte do Bósforo foi um trabalho muito gratificante e um desafio para a nossa empresa. Não só pela dimensão, uma vez que se trata da primeira ponte do mundo a juntar uma autoestrada com 8 faixas e 2 linhas de comboio ao mesmo nível, mas também pelo facto de termos como parceiras empresas como a T- Engineering  e a Greisch.”

O mesmo responsável reforça que “Participarmos num projeto desta envergadura, deu-nos, por um lado, reconhecimento de empresa de referência nas áreas da Engenharia de Estruturas e por outro, abriu-nos portas para outros projetos que já estão em curso”.

Com uma largura de 58 metros, um comprimento total de 2 408 metros e 2 torres com mais de 320 metros, a maior ponte suspensa e atirantada do mundo representa um investimento de 1.3 mil milhões de euros.

Engenharia portuguesa na maior ponte do mundo

A GRID International – Consulting Engineers é uma empresa de Engenharia Civil, que abrange as vertentes de Projeto, Consultoria e Assessoria Técnica à Fiscalização e Construção de obras. Desenvolve a sua atividade no domínio da Engenharia de Estruturas envolvendo um vasto tipo de soluções técnicas, nomeadamente: viadutos, pontes rodoviárias e ferroviárias, túneis edifícios e estruturas especiais, sejam coberturas para grandes vãos, em particular de estádios e outras construções afins.

A empresa está presente em 5 países: Portugal, França, Macau, Moçambique e Senegal.
A sua atividade no mercado nacional desenvolve-se em Portugal Continental, Açores, Madeira, e internacionalmente em Angola, Argélia, Emiratos Árabes Unidos, Moçambique, Senegal, Marrocos, entre outros.

A Grid International faturou 2M€ em 2015, 70% dos quais dizem respeito à atividade da empresa no mercado internacional.

Fonte: Carina Ferreira – Unimagem | Imagens (adaptadas): via Carina Ferreira – Unimagem






Estádio Metrodome Demolido nos EUA
Bechtel Finaliza Construção da Fase 1 do Metro Ligeiro de Superfície de Washington
Ferrovial Inaugura Projeto Rodoviário Dinâmico no Texas

         
         

Comentar

* Obrigatório