CIN participa no restauro da centenária Livraria Lello na cidade do Porto

25 Maio, 2016.

CIN participa no restauro da centenária Livraria Lello

A CIN, empresa portuguesa do mercado de tintas e vernizes, foi a marca de tintas selecionada para as recentes remodelações a realizar na centenária e reconhecida Livraria Lello, no Porto.

A primeira fase das obras de restauro teve início em Abril e irá prolongar-se durante dois meses. A Livraria irá manter-se aberta ao público, tendo encerrado apenas por dois dias para a montagem dos andaimes.

Após a montagem dos andaimes na parte exterior do edifício e já com a Livraria aberta ao público, os ‘graffiti writers’ Mr. Dheo e Pariz One pintaram ao vivo uma tela que será a fachada temporária da Livraria Lello durante a fase de restauro.

A pintura de Mr. Dheo e Pariz One pretende ser uma reinterpretação artística da fachada da Livraria e cumprir uma função prática que é a de cobrir os andaimes que estão no espaço exterior da Livraria.

O amplo vitral com a divisa da Livraria Lello vai ser retirado do espaço e restaurado pela primeira vez desde a sua inauguração, há 110 anos, bem como a fachada do edifico, no estilo neogótico, que denota também um esbatimento nas figuras, existindo elementos que necessitam também de intervenção.

Para além destas obras de intervenção no edifício, foi também construída uma “Passadeira de Palavras”, em parceria com o Bairro dos Livros, com o objetivo de promover a celebração da língua e da literatura e na qual a CIN teve também uma intervenção ativa.

Para este projeto, a Livraria Lello desafiou os seus fãs a deixar uma palavra à sua escolha na página de Internet, que definisse a cidade do Porto e que representasse a Livraria e a Literatura, com o objetivo de fazer uma passadeira física na zona do corredor que une a Livraria ao ‘Shelter'”, no Porto.

No total, foram mais de duas mil as contribuições, quer de anónimos quer de personalidades, portugueses e de várias nacionalidades, que num diálogo entre o passado e o futuro permitiram que a “Passadeira de Palavras” inaugurasse no Dia Mundial do Livro, dia 23 de Abril.

A segunda fase da remodelação da Livraria Lello está planeada para o próximo Inverno e nessa data o espaço irá encerrar.

“A CIN tem sido a marca selecionada para participar em grandes obras de requalificação de espaços e edifícios históricos com grande visibilidade junto dos portugueses. Claro que estes convites nos lisonjeiam, mas sobretudo motivam-nos a continuar o trabalho que temos vindo a desenvolver ao longo destes quase 100 anos de história. Poder estar associados à requalificação da Livraria Lello, um monumento histórico na cidade do Porto, visitado diariamente por milhares de portugueses e estrangeiros é um verdadeiro orgulho para a CIN”, refere Marcos Castro, Diretor de Marketing da CIN.

A Livraria Lello é considerada uma das Livrarias mais bonitas do mundo, integrando os roteiros turísticos do Porto. É visitada diariamente por mais de três mil pessoas.

Fonte: CIN via Lift Consulting | Imagens (adaptadas): CIN via Lift Consulting







Comentar


* Obrigatório